13/11/06 - 19:20
Madri, 13 - Um tribunal de Madri condenou hoje o padre Rafael Sanz Nieto por abuso sexual contra um menino de 12 anos e ordenou o arcebispado a pagar 30.000 euros (cerca de R$ 83.000) em compensações à vítima. Nieto, um sacerdote de 74 anos da paróquia de Aluche, do sul de Madri, foi condenado por abusar repetidamente do menino durante sete anos, até 2001. Entretanto, a Justiça o absolveu da acusação de tentativa de violação. Sanz Nieto foi condenado a dois anos de prisão.
A Justiça ordenou que o arcebispado e seu representante, o cardeal Antonio María Rouco Varela, paguem uma compensação por danos físicos e morais causados ao menor. Segundo a imprensa espanhola, os professores de catecismo do menino reportaram o caso ao governo, e, por este motivo, foram afastados da paróquia e repreendidos pelas autoridades eclesiásticas.
De acordo com a sentença, o abuso sexual ocorreu na casa do menino e na igreja, embora o padre afirme que apenas ajudava o menor em suas tarefas escolares. O sacerdote teria dito à sua vítima que o ato sexual era "bom para o desenvolvimento físico", segundo a sentença da Justiça.
AE-AP
Fonte: Agência Estado
Nenhum comentário:
Postar um comentário