Viterbo, 27 - Um juiz italiano começou a ouvir hoje os argumentos dos advogados num caso que pode levar a julgamento um padre de uma pequena paróquia por ter garantido que Jesus Cristo existiu. O acusador do padre, um ateu, diz que a Igreja católica está enganando as pessoas há dois mil anos com a fábula de que Jesus existiu e acusou o padre de violar duas leis ao transmitir a notícia.
Advogados do prelado, o reverendo Enrico Righi, e de seu acusador, Luigi Cascioli, apresentaram seus argumentos perante o juiz Gaetano Mautone, numa audiência a portas fechadas em Viterbo, ao norte de Roma. A expectativa é de que o juiz anuncie seu veredicto na segunda-feira.
Cascioli entrou com uma ação criminal contra Righi, seu antigo colega de escola, em 2002 depois que o reverendo escreveu num boletim da paróquia que Jesus verdadeiramente existiu, que nasceu do casal Maria e José em Belém e que viveu em Nazaré. Cascioli alega que a afirmação de Righi viola duas leis: a chamada "abuso de crença popular" na qual alguém engana fraudulentamente as pessoas; e "personificação", quando alguém obtém ganhos atribuindo um falso nome a alguém.
"O ponto (da audiência de hoje) não é estabelecer se Jesus existiu ou não, mas se existe a questão de uma possível fraude," explicou o advodado de Cascioli, Mauro Fonzo, a repórteres. Para Cascioli, a Igreja tem tido ganhos financeiros por "personificar" como Jesus um homem com o nome de João de Gamala, filho de Judas de Gamala.
Ele disse que não acredita que obterá sucesso numa Itália de imensa maioria católica, mas que está apenas dando um passo necessário para levar o caso à Corte Européia dos Direitos Humanos, onde pretende acusar a Igreja de "racismo religioso".
Righi, de 76 anos, tem realçado substantiva evidência histórica - tanto cristã como não cristã - da existência de Jesus. "Don Righi é inocente porque ele diz e escreve aquilo que é seu dever falar e escrever", ponderou a repórteres o advogado de Righi, Bruno. Ele relatou ter dito ao juiz durante a audiência que Righi não estava atestando um fato histórico quando escreveu sobre a existência de Jesus, mas apenas "expressando princípios teológicos".
"Quando Don Righi falou sobre a humanidade de Cristo... ele estava afirmando que ele precisava ser considerado como um homem. Qual é seu nome, de onde veio e quem são seus país é secundário", acrescentou.
O advogado Fonzo disse ter argumentado que desde o início dos tempos tem havido questionamentos sobre a existência de Cristo, e que a questão merece ser discutida num tribunal. "Quando alguém atesta um fato incorreto, abusando da ignorância de pessoas, e ganha em cima disto, este é um dos crimes mais graves", frisou a repórteres. O irmão de Enrico Righi, Luigi, compareceu à audiência e relatou que seu irmão estava "sereno mas amargurado".
Se condenado, o padre pode ser sentenciado a um ano de prisão - apesar de a lei italiana conceder automaticamente sursis a pena de até dois anos. Na paróquia de Righi, na vizinha Bagnoregio, o jornaleiro Ernesto Gambacorta classificou de "absurdo" o caso contra o padre. "Don Righi é um bom padre, que tem servido a esta paróquia com tranqüilidade toda sua vida", disse Gambacorta. "Em Bagnoregio, todo mundo está do lado dele."
Marta Falconi
***********
31/10/05 - 19:55
Pelé lembra que tem mais fama que Jesus
Roma, 31 - Pelé disse, em entrevista à agência de notícias italiana Ansa, que tem consciência da responsabilidade de ser mais famoso do que Jesus, segundo indicam pesquisas. "Isso parece blasfêmia, mas tem lógica", lembrou o Rei. "Sou católico e sei o que Ele significa", ressaltou. "Mas no mundo há pessoas que acreditam em outras coisas e talvez não saibam quem é Cristo, mas de Pelé já ouviram falar."
AE
**************
05/06/06 - 17:05
David Beckham vira 'Jesus Cristo' na Inglaterra
Para promover a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha, a rede inglesa de televisão UKTV G2 causou polêmica hoje ao recriar o quadro 'Última Ceia', do pintor italiano Leonardo Da Vinci, com os principais jogadores da Inglaterra.
Sentado no meia da mesa, o capitão David Beckham aparece como Jesus Cristo, seguido por seus companheiros, que fazem papel de apóstolos. O técnico da seleção, o sueco Sven-Goran Eriksson, está do lado direito de Beckham, como São José, o preferido.
Ao invés de repartir o pão, Beckham divide com seus companheiros o troféu da Copa sobre uma mesa forrada com o "manto sagrado da seleção inglesa".
Durante o Mundial, a rede pretende criar uma competição entre os torcedores ingleses. O vencedor ganhará o quadro, batizado com o nome de "Última Ceia de Sven", em clara provocação ao treinador.
A seleção inglesa já chegou à Alemanha e está instalada na cidade de Baden-Baden, região da Floresta Negra alemã. A Inglaterra estréia na Copa do Mundo no dia 10 de junho, contra o Paraguai.
**********
15/06/06 - 14:37
Marcha para Jesus reúne 3 milhões de pessoas em SP
São Paulo, 15 - A 14ª edição da Marcha para Jesus, que começou por volta das 10 horas desta quinta-feira, levou 3 milhões de pessoas à Avenida Paulista, segundo estimativas da Polícia Militar, onde haverá show com 23 bandas gospel. A organização do evento da igreja evangélica esperava atrair 2 milhões de fiéis.
O evento complica o trânsito na região desde a manhã, pois as Avenidas Paulista e Doutor Arnaldo somente serão liberadas para tráfego à meia-noite. Marronzinhos da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) orientam os motoristas na região e recomendam rotas alternativas. A Rua Oscar Freire e as Avenidas Paulo VI, Henrique Schaumann e Rebouças são opções à Doutor Arnaldo.
Para desviar da Paulista, as dicas são as Ruas 13 de Maio, Cincinato Braga, São Carlos do Pinhal e Consolação, no sentido centro, e Cubatão e Abílio Soares, além da Avenida Bernardino de Campos e da Alameda Santos, no sentido Paraíso.
Cinthia Rodrigues e Camila Anauate
**********
23/02/07 - 20:13
Cameron diz mostrar 'tumba de Jesus' em documentário
Jerusalém, 23 - Um documentário produzido por James Cameron, mesmo diretor do filme "Titanic", deve lançar nova polêmica sobre vestígios arqueológicos da vida de Jesus. Com lançamento marcado para segunda-feira, em Nova York, o filme registra a descoberta em Jerusalém de uma sepultura com dez ataúdes em que estariam os restos mortais de Jesus, Maria e Maria Madalena, entre outros, segundo o jornal israelense Yediot Ahronot.
Dois dos objetos serão expostos ao público pela primeira vez durante a apresentação de "A Tumba de Jesus". A sepultura foi localizada na região de Talpiyot, perto de Jerusalém, em 1980. Seis das dez urnas funerárias contêm inscrições como "Jesus filho de José", "Maria" e "Judá" (que, segundo os cineastas, seria filho de Jesus). Especialistas chegaram à conclusão, em 2003, de que o túmulo parece datar do primeiro século d.C, mas a autenticidade das inscrições é duvidosa.
AE-ANSA
Fonte: Agência Estado
Nenhum comentário:
Postar um comentário